domingo, 26 de maio de 2013

Competição para Crianças… a construção dos Futuros Homens


O que para muitos pode ser considerado um mero passatempo, ou um estilo de vida saudável, para aqueles que encaram o desporto infantil com um olhar mais atento e profundo, esta é uma atividade que apresenta um papel muito importante na construção dos Homens do amanhã.
Para Kurz (1988), o desporto de rendimento tem significado pedagógico e pode ser estruturante para a formação e desenvolvimento da criança, desde que organizado de forma adequada e ajustada às condições e caraterísticas da criança, ao seu mundo.
Darei alguns exemplos que retratarão as afirmações que referi anteriormente. É sabido que crianças expostas a situações de pressão competitiva cuidada e criteriosa, poderão no futuro lidar mais facilmente com as situações de pressão. No entanto, se a pressão ultrapassar os limites que a criança é capaz de suportar, poderá por em causa a estabilidade psicológica dos futuros adultos. Assim, o resultado da formação de uma criança, deverá revelar-se a longo prazo, deixando de fazer sentido os resultados desportivos imediatos.
Um exemplo de pressão que podemos abordar é a avaliação de desempenho, com que muitos profissionais se deparam nos seus empregos. Não tendo dúvidas que a competição representa uma situação de avaliação/comparação entre desportistas de elevada responsabilidade. Assim, a criança que compete, no futuro terá maior facilidade em encarar a avaliação como um processo natural, sofrendo menos “stress” quando se deparar com situações do género.
Outro aspeto associado ao desenvolvimento de competências nas crianças, através das competições em que participam, é a habitual procura da excelência e da capacidade de superação. O fato do espírito competitivo fazer parte da vida da criança, pelas suas vivências na prática desportiva, proporciona que no futuro a necessidade de superação e excelência seja transferida para outras situações de carater pessoal, académico ou profissional.
Segundo Bento (2004), “o desporto é uma cultura de reações e condutas humanas, um código de normas de trato humano duramente posto à prova em situações de tentação e dificuldade, como são as do jogo e da competição. O desporto pertence ao conjunto dos domínios culturais em que nos reconhecemos como seres humanos, em que aprendemos estilos de respeito e gestos de circunspeção humanizadores que temos uns para com os outros”. O autor revela claramente que o desporto tem um papel importante na construção de valores e ética, que proporcionará à criança uma aquisição útil para o seu futuro, assimilando a grandeza das relações humanas.
A integração social é outra valência que o desporto deverá potenciar. Quantos de nós não mantemos no grupo de amigos, elementos que integravam a nossa equipa de futebol, voleibol, basquetebol, etc.? A razão é a identificação com os valores e regras de convivência daquele grupo desportivo, que se tornou tão forte que durou até aos dias de hoje! É este sentimento de pertença a um grupo, que nos facilita que enquanto adulto sejamos capazes de trabalhar em equipa, fator tão importante na maioria das organizações de sucesso.
De uma forma geral, a competição desportiva na criança, ajuda-a a preparar para a competição de alto nível, com que se deparará quando atingir a idade de adulto. P. ex. a competição para encontrar um emprego, competição para progredir na carreira profissional, competição para ser mais feliz… Na sociedade atual, só “sobrevivem” os mais aptos para a competição!
REMATE DA SEMANA: A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” (Peter Drucker)

2 comentários:

Pedro G carvalho disse...

Muito bem. Ando a elaborar uma coisa parecida para demonstrar a importância do desporto para enfrentar crises, sucessos e desafios económicos. Abraço

João Sá Pinho disse...

Obrigado professor, caso entenda que possa ajudar de alguma forma, é só dizer! Abraço