segunda-feira, 21 de maio de 2007

Prospectiva na análise dos futuros talentos – Caso Miguel Veloso

Um dos objectivos da formação é, sem dúvida, criar condições para que os desportistas evoluam, atingindo o seu máximo rendimento quando ingressam no escalão sénior. Para que isto aconteça é necessário fazer um diagnóstico das características do desportista quando chega à escola de formação. Depois do diagnóstico, surgem um conjunto de prescrições que promovem o desenvolvimento das variáveis definidas anteriormente. Pelo controlo da evolução dessas variáveis ao longo do período de formação, conseguimos prospectivar (com alguma margem de erro, claro!) que nível o jovem desportista pode alcançar no fim do seu percurso formativo.

Sendo assim, é competência fundamental do treinador de jovens desportistas, dominar a Prospectiva. Segundo F. Almada (1994) “A construção de cenários prospectivos permite-nos analisar os efeitos possíveis de situações, prováveis ou hipotéticas, de modo a tomarmos consciência das suas consequências, antes de estarmos envolvidos nelas, o que não só nos tira alguma capacidade crítica como também, e sobretudo, não nos deixa tempo para corrigir erros antes de estarmos a sofrer os seus malefícios.”
.
Referência bibliográfica: Almada e outros, “A prospectiva nas Actividades Desportivas”, Cadernos da Sistemática das Actividades Desportivas, nº4, Edições Faculdade de Motricidade Humana, 1994.



Caso Miguel Veloso



Miguel Veloso podia estar hoje a ter um papel fundamental ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Em 1999 Departamento de Formação do SLB sob a responsabilidade de Nené e Bastos Lopes tomou a decisão de dispensar o seu jovem desportista. Segundo o que a sua mãe referiu aos meios de comunicação social, consideraram M. Veloso demasiado “lento e gordo”. Quatro meses depois, já estava a dar continuidade à sua formação no Sporting Clube de Portugal, devido à descoberta realizada por Aurélio Pereira, considerado por muitos como o descobridor de talentos do SCP.
.

(fonte da imagem: Jornal 24horas de 3/05/2007)



Conclusões

Os erros ao nível da prospecção acontecem até aos melhores, mas todos devem ter em consciência que se pagam muito caro. Veja-se a falta que este desportista faz no plantel do SLB. Veja-se também o encaixe financeiro que o SCP pode realizar numa possível transferência do jogador em causa.

Portanto atenção, aqui temos mais uma prova que evidência que os resultados desportivos na formação nem sempre são determinantes para a evolução dos desportistas pois, podem colocar de parte jovens como este, o que condiciona toda a sua evolução. É assim que se perdem jovens talentos!

Prospectivem, mas com rigor, o conhecimento empírico é importante, mas por si só não é determinante!

Sá Pinho

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Colóquio dá início ao torneio transfronteiriço de futebol



Quinta-Feira, 17 de Maio de 2007


Arnaldo Cunha, coordenador da Federação, é o intervenienteA anteceder o Encontro Transfronteiriço de Futebol que decorre no fim-de-semana, o pavilhão do INATEL recebe um colóquio sobre os princípios da modalidade “Os princípios de jogo no futebol” é o tema da sessão teórico-prática que Arnaldo Cunha, coordenador técnico nacional da Federação Portuguesa de Futebol, dinamiza amanhã na Covilhã. Com organização da Associação de Futebol de Castelo Branco, o colóquio vai decorrer no Pavilhão da Delegação local do INATEL, a partir das 20h30 e ao longo de duas horas.“A organização desta sessão visa sobretudo ajudar todas as pessoas ligadas ao treino na operacionalização dos seus exercícios sobre um tema já obrigatório no futebol actual”, justificam os promotores da iniciativa que tem como destinatários treinadores, atletas, técnicos do desporto, dirigentes de clubes, professores de educação física e estudantes.A sessão insere-se no Encontro Tranfronteiriço de Futebol, que juntará conjuntos portugueses e espanhóis, financiado pelo programa INTERREG III – A. Desta forma, está prevista a participação de três jogadores de cada selecção participante na competição que está marcada para os dois campos do Complexo Desportivo da Covilhã. São elas as selecções distritais das associações de futebol da Guarda, Castelo Branco e Portalegre, do lado nacional, a que se juntam os conjuntos espanhóis de Mérida, Cáceres e Badajoz.O torneio é para jogadores com idade inferior a 15 anos. A maior parte dos jogos, num total de seis, disputa-se amanhã, entre as 10h00 e as 18h00. No domingo, decidem-se os vencedores da competição, com o primeiro jogo a ter lugar às 9h00 e o último às 11h40, hora em que se disputa a final.A selecção de Castelo Branco vai aproveitar a participação neste torneio com o objectivo de preparar os jogadores para o Torneio Lopes da Silva, que vai decorrer entre no final de Julho, no Estádio Nacional, em Lisboa.