
O período de férias poderá ser fundamental para a recuperação total de lesões. Quem as tem, não deverá suspender tratamentos e fazer tudo para que no início do período pré competitivo, esteja nas suas máximas potencialidades, possibilitando que nessa altura o treino e os seus efeitos, apresentem o máximo rendimento no desportista.
A manutenção duma percentagem de massa gorda, dentro dos paramentos considerados normais, deve ser outra das preocupações. Pela diminuição do volume de treino, o gasto calórico diminui paralelamente. Nesse sentido, se mantivermos os mesmos hábitos alimentares, o corpo vai acumular em massa gorda, as calorias excessivas ingeridas. A readaptação nutricional, ajustando as calorias ingeridas à actividade desenvolvida torna-se fundamental. Uma estratégia a utilizar, será incluir no programa de férias actividades lúdico desportivas como o andar, o jogging, voleibol, ténis, futebol de praia, natação, etc., poderão ser óptimos complementos à readaptação nutricional.
WEINECK (1999), refere que o desportista ao interromper um programa de treino ou a prática regular de actividades físicas, provoca no organismo a perda das adaptações fisiológicas adquiridas durante o período de treino. Neste sentido, o desportista deverá incluir no seu período de férias, alguns exercícios aeróbios, bem como, de trabalho de força e flexibilidade.
CURIOSIDADES:
- McCarthy, que ao não cumprir a sua dieta em período de férias teve de pagar ao seu clube uma multa 60.000 euros.
- Em 2002, o técnico Ottmar Hitzfield solicitou que todos os jogadores fossem pesados antes das férias e os que voltassem na pré época com excesso de peso tiveriam que pagar uma multa. Além disso, os jogadores do Bayern entraram de férias com um programa específico de treino e com um aparelho para medir e gravar a frequência cardíaca durante os exercícios realizados neste periodo.
- No Grémio, o jogador paga uma multa de R$500 por cada quilo engordado nas férias.
REMATES:
- Sporting Clube da Covilhã consegue a manutenção na segunda liga. É extramente importante haver um clube do interior a participar nos campeonatos profissionais. O desporto da região merece-o. Veremos se também despoletam os jovens talentos do interior nestas competições.
- Na primeira divisão de futsal, A. D. Fundão segue a todo o gás! Já fizeram história e estão a um pequeno, mas difícil passo da final, desejamos que lá cheguem!
Artigo publicado no Jornal Tribuna Desportiva 30.05.2011 (Versão Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário