domingo, 10 de abril de 2011

Insucesso Escolar – e o Desporto Pá!

A educação é algo de fundamental na formação do Homem, preparando-o para as exigências da sociedade. O sucesso de um indivíduo e o desenvolvimento de uma sociedade advêm, em grande parte, da educação. Deste modo, torna-se fundamental reflectir sobre o insucesso escolar em Portugal e adoptar medidas que invertam estes resultados negativos no nosso país.

Como é do conhecimento de todos, Portugal é um país que revela uma fraca percentagem de êxito, nomeadamente a nível da Matemática e das Ciências.

Por este motivo, é urgente implementar métodos que sejam centrados nas necessidades do aluno, que lhe proporcionem melhores condições de aprendizagem e consequentemente um melhor aproveitamento.

Como refere Toffler, A. “As escolas do futuro, se quiserem facilitar a adaptação à vida posterior, terão de tentar experiências muito mais variadas. Aulas com diversos professores e um só estudante; aulas com diversos professores e um grupo de estudantes; estudantes organizados em unidades de trabalho temporário e equipas de projecto;” Há tanto tempo disse isto? Pois é! Quase à 40 anos! É pena que as tomadas de decisão em relação a esta matéria, sejam meramente focadas sobre percentagens, deixando de lado os padrões de qualidade de ensino.

As taxas de insucesso e de abandono escolar em Portugal, constituem uma grande problemática nos dias de hoje, estas duas variáveis estão intimamente ligadas, pois o insucesso escolar, entendida como a retenção num ano de escolaridade, geralmente antecede o abandono escolar.

Acredito que seja necessário então criar actividades que motivem os alunos a aprender. Nas quais sintam a utilidade dos instrumentos que lhes são transmitidos, pela resolução de problemáticas vividas, relacionando vários conteúdos programáticos. Desde o inicio do ciclo de aprendizagem, a criança deve criars um habito de trabalho, de gosto pela aprendizagem e também de capacidade de articulação das diferentes matérias para a resolução de problemas.
Neste sentido, penso que a actividade desportiva é um meio que apresenta uma potencial relevante, podendo contribuir para o enriquecimento do sucesso escolar. Vejamos: a) a maior parte das crianças e jovens, apresentam uma motivação natural para a participação em actividades desportivas. b) à actividade desportiva podem estar associados conteúdos de diversas áreas do saber. Assim, tendo em conta estas duas premissas concluímos que: através de situações desportivas práticas/experimentais, os alunos poderão compreender os conteúdos de diferentes disciplinas, com uma forte motivação para trabalharem sobre elas. Para além de tudo isto, paralelamente, conseguirá incutir-se às crianças e jovens um estilo de vida saudável.

Infelizmente, parece-me que tudo isto contraria as medidas tomadas em relação ao desporto em geral. De facto não se dá a devida importância. Talvez seja melhor contribuir com estilos de vida sedentários e todas as doenças associadas. Quem ganha com isso? Fica ao critério de cada um!

REMATES

Imaculada! É a época do FCP até à data. Um feito notável cheio de justiça. Lamentável a falta de Fair Play esteve presente no último jogo, protagonizada por um adversário digno, mas que não soube perder! A evidencia espelhada no mundo do desporto, que o problema do país não é apenas financeiro!

Mais um contributo que o desporto pode dar na formação do Homem, caso seja devidamente potenciado em meio escolar… a transmissão de valores sociais e humanos!
Artigo Publicado no Jornal Tribuna Desportiva 5.04.2011

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