domingo, 22 de abril de 2012

Primeira liga ao rubro!

Pelos acontecimentos nos jogos da primeira liga, semana a semana, tudo tem mudado no que diz respeito à classificação do campeonato português. Tanta variabilidade, que saber quem vai ser campeão é uma incógnita incontornável! A verdade é que não me lembro de ver um campeonato assim tão disputado, em que a faltar cinco jornadas para o seu término, nem a ordem dos cinco primeiros classificados se afigura.Tudo poderá acontecer! Na minha opinião, entre os primeiros cinco classificados existem dois campeonatos, o do título: FCPorto (60 pontos), SLBenfica (59 pontos), SCBraga (58 pontos); e o campeonato do acesso às competições europeias: CSMarítimo (48 pontos) e Sporting CP (47 pontos). Mas o fator que ainda dá mais emotividade a esta reta final de campeonato, é que as equipas classificadas nos cinco lugares cimeiros, ainda irão jogar entre si. Este ciclo de confrontações diretas iniciou esta semana com o Benfica-Braga, mas à 26ª jornada ainda teremos o Braga-Porto e o Sporting-Benfica, à 27ª jornada o Benfica-Marítimo, à 28ª jornada o Marítimo-Porto, à 29ª jornada o Porto-Sporting e na 30ª e última jornada teremos o Sporting-Braga. Para complicar esta “mixórdia” de jogos, ainda existem equipas a disputar as competições europeias.
Tendo em conta as últimas duas épocas e as equipas demolidoras: de Villas-Boas na época passada e de Jorge Jesus na época 2009/2010; o que há muito não se via, é a inexistência de uma equipa com uma performance acima das outras. Nas anteriores edições da primeira liga, as equipas campeãs, apresentaram ao longo da época, uma qualidade exibicional e uma regularidade de rendimento, que se destacava em relação aos seus concorrentes. O que é certo, é que nesta edição do campeonato português, as equipas candidatas ao título têm apresentado uma irregularidade exibicional, que se por um lado não nos permite fazer uma previsão do desfecho desta competição, dando mais emoção à mesma, por outro, tem desanimado quem procura no futebol a espetacularidade técnico-tatica. Fator este que não considero bom nem mau, é a variabilidade que carateriza as modalidades desportivas, onde o ser humano é o principal interveniente!

Chegamos ao momento em que o contexto, irá exigir que os intervenientes estejam na sua plenitude de rendimento. Para além da sua competência técnico-tática, a capacidade de gerir a carga emocional, adjacente ao jogo e todos os fatores que o envolvem, será determinante para decidir quem vai sair vitorioso.

1º REMATE DA SEMANA - Como disse o Professor Marcelo Rebelo de Sousa ainda este domingo, teremos de estar atentos, pois esta febre do futebol, pode ser um momento de distração, em que o povo perde capacidade de revindicar pelos seus direitos. Muitas medidas políticas podem ser tomadas, enquanto o povo anda entretido com o campeonato português.

2º REMATE DA SEMANA: Parabéns à Tribuna Desportiva pelo seu 18º aniversário, com um especial abraço ao Sr. Pedro Martins, pelas batalhas que tem vencido para manter este semanário nas bancas. Muito obrigado pela oportunidade de colabora convosco.

3º REMATE DA SEMANA: Parabéns à Associação Desportiva da Estação pelo seu 36º aniversário. Num dia de festa, conseguiu mobilizar personalidades da política e do futebol, para testemunhar a obra que tem sido feita no seu Complexo Desportivo.

4º REMATE DA SEMANA: “Sem competição, ainda seriamos organismos unicelulares” Dr. House

Artigo Publicado no Jornal Tribuna Desportiva de 10.04.2012

Nenhum comentário: