domingo, 11 de março de 2007

Ser "Geração Benfica"

Numa altura em que a Formação no Futebol é um tema em voga, achei oportuno partilhar com os leitores deste Blog a minha experiência na Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, desvendando um pouco do trabalho que é produzido nesta instituição.


(Fonte1: http://www.slbenfica.pt/Info/Futebol/SectorFormacao/escolasdefutebol_metodologia.asp)

O objectivo da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica é formar cidadãos capazes de saber estar em sociedade, utilizando o Futebol como meio. Parece um pouco estranha esta minha afirmação, podendo o leitor questionar-se, Então onde são formados os Campeões? Os vencedores? Os jogadores que iram ser o futuro da equipa principal do Benfica? Estas são questões pertinentes que passaram na cabeça das pessoas, mas reflictam, na Escola de Futebol estão inscritos centenas de crianças/adolescentes, nem todos iram certamente chegar a ser jogadores profissionais de Futebol, então como Escola (de vida), o Benfica tem como missão passar uma série de valores: respeito, cooperação, saber trabalhar em grupo, saber estar em diferentes situações (dentro de campo, fora de campo), entre outros, através do Futebol.



(Fonte2: http://www.slbenfica.pt/Info/Futebol/SectorFormacao/escolasdefutebol_apresentacao.asp)

Em relação à Metodologia de Treino, compreendendo o jogo de Futebol como um contexto em que os desportistas estão constantemente a tomar decisões em função dos seus companheiros de equipa, dos adversários, e posição/deslocamento da bola, qualquer exercício de treino tem como objectivo treinar competências para que esses desportistas saibam tomar as decisões mais correctas em contexto de jogo. Nesta lógica exercícios de treino de habilidades como o passe (por exemplo: 2 desportistas frente a frente a treinar passe), não tem lógica de ser, porque num jogo de futebol, por exemplo, quando dois jogadores da mesma equipa se encontram sozinhos quando fazem um passe tem que ter sempre em conta a posição do seu adversário para evitar que a bola não seja interceptada. Então habilidades como o passe, ou o remate são meio para atingir um objectivo (por exemplo o golo), e não um fim si mesmo.
Todos os exercícios treino têm por base princípios de jogo, que levam ao treino de competências nos desportistas, para que estes tomem as melhores decisões possíveis em contexto de jogo.







(Fonte3: http://www.slbenfica.pt/Info/Futebol/SectorFormacao/escolasdefutebol_metodologia.asp)

Em termos organizacionais, a Escola de Futebol divide os alunos em diferentes turmas, juntando alunos da mesma idade. Podendo as turmas ter desportistas mais novos que a média das idades da turma, sendo miúdos que estão a um nível superior aos da sua idade. Como existe a preocupação dos alunos estarem em constante evolução, os estímulos existentes no treino têm que levar a uma constante superação, neste sentido tem que se adequar as turmas á necessidade dos alunos, procurando que já disse anteriormente a superação/evolução e evitar a desmotivação.

(Fonte 4: http://www.slbenfica.pt/Info/Futebol/SectorFormacao/escolasdefutebol_metodologia.asp)

Posso então dizer que a lógica do treino da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, foi de encontro a forma como penso o Futebol, ou seja, mais do que treinar habilidades e depois aplicá-las no jogo, é necessário treinar a tomada de decisão (raciocínio), porque um bom jogador é aquele que sabe tomar as melhores decisões perante os problemas que o jogo lhe apresenta. Um bom profissional em qualquer trabalho é aquele que consegue sabe tomar a melhores decisões, e aplicá-las do seu contexto laboral. Mais do que formar bons executantes, é necessário formar bons Homens.


António Ferreira

Nenhum comentário: