A avaliar pelos meios que temos disponíveis, nomeadamente, jornais, página Web da Federação Portuguesa de Futebol (F.P.F.) e facebook da Seleção Nacional de Futsal, a equipa das quinas, parece ter hoje, uma importância mais forte no seio da Federação Portuguesa de Futebol. Até os estágios, que anteriormente serviam apenas para preparar a equipa desportivamente, são aproveitados para criar uma onda de marketing à sua volta. Tendo em conta os meios que anteriormente referi, repare nos apoios que foram gerados à volta da equipa das quinas: Promoveram-se encontros entre os três treinadores que já exerceram a função de selecionadores na equipa nacional de futsal, Fernando Lopes, Orlando Duarte e agora Jorge Braz, esta excelente iniciativa da F.P.F., evidencia o respeito e consideração pelo trabalho feito anteriormente. Os dois técnicos convidados, aproveitaram a oportunidade para demonstrar publicamente o desejo que Portugal saia vitorioso na prova. Avaliando pelas imagens disponíveis, criou-se um bom espírito de camaradagem, o que é louvar.
Neste estágio também estiveram presentes algumas figuras ligadas ao Futebol, que atualmente exercem funções na Federação Portuguesa de Futebol, como Humberto Coelho, João Vieira Pinto, Paulo Bento e Rui Caçador, demonstrando também todo o seu apoio perante a equipa das nacional.
Até figuras ligadas à política, como Miguel Relvas não deixaram de estar presentes, com o mesmo objetivo, apoiar a Seleção Nacional de Futsal.
A importância de uma boa prestação portuguesa ficou patenteada com estas ações da F.P.F. À primeira vista, podem parecer apenas fenómenos banais de circunstância, mas sem dúvida, sente-se que a organização pretendeu transmitir a toda a comitiva que se deslocará à Croácia, que existe uma força humana que ambiciona que a nossa seleção seja Campeã. Além disso, este tipo de iniciativas, provocam uma visibilidade maior do futsal nacional. O aparecimento de figuras públicas, mesmo que ligadas ao Futebol, proporciona que sistematicamente seja “despejada” informação nos órgãos de comunicação social, acerca da modalidade e da equipa, proporcionando simultaneamente uma promoção das mesmas. Boa política de comunicação!
Parece-me que a selecção de futsal respira um ar diferente, apresentando uma dinâmica que não se via anteriormente. O mérito tem que ser dado a esta nova organização da Federação Portuguesa de Futebol, que de certa forma, renovou a imagem do Futsal, dando-lhe mais protagonismo, mais visibilidade, …. o que à muito merecia.
De salientar que nesta seleção está presente o covilhanense José Luís Mendes. Mais uma razão para o interior do país, acompanhar de perto esta prestação no Euro 2012. José Luís, em declarações à comunicação social revela que durante o estágio realizado “os objectivos foram cumpridos – que é o mais importante – e sentimos que estamos preparados para encarar o Europeu de uma forma positiva e com a ambição que tem caracterizado estas duas semanas de estágio. Era fundamental cumprir este período de preparação com qualidade, com organização e isso foi conseguido”, fazendo transparecer que o sonho pode ser alcançado.
1º REMATE DA SEMANA: Que Seleção de Futsal saia vitoriosa na competição Euro 2012.
2º REMATE DA SEMANA:Que a vitória seja uma realidade e que seja uma forte razão para se pensar em colocar a palavra Futsal na designação de Federação Portuguesa de Futebol e…, assim como noutros orgão que abrangem as duas modalidades.
3º REMATE DA SEMANA: Fico orgulhoso pela iniciativa da instituição onde me formei, UBI. Realizou este fim de semana, um torneio de solidariadade em que o principal objetivo foi ajudar crianças desfavorecidas. Será imprescindível que numa altura de crise, Solidariedade seja um valor presente. Devemos ajudar… quem sabe se um dia não somos nós a precisar de ajuda. Parabéns UBI!
4º REMATE DA SEMANA: A judoca albicastrense Ana Hormigo foi convocada para a Taça do Mundo da modalidade a realizar em Budapeste (Hungria) e em Oberwart, estaremos cá bem longe a torcer por ela. A demonstração de que nem só de Futebol vive o Desporto!
Artigo Publicado no Jornal Tribuna Desportiva de 31.01.2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário