domingo, 21 de abril de 2013

António Salvador: liderança e fair play


 
O artigo desta semana, centra-se nas declarações prestadas por António Salvador na passada semana, depois da derrota da sua equipa por 3-2, no jogo contra o Passos de Ferreira. Com curtas declarações, mostrou que domina a arte da liderança. Estas poderão ser decisivas para rendimento e estabilidade da sua equipa, assim como para que o seu clube aumente, ainda mais, a credibilidade a nível diretivo.

Liderança

António Salvador referiu: "Compreendo a mágoa dos adeptos, mas não vale a pena agitarem lenços brancos. Quero deixar aqui a garantia de que o treinador vai acabar a época e tenho a certeza de que vamos chegar ao pódio no campeonato", disse António Salvador, manifestando a sua convicção de que o Paços de Ferreira "vai perder pontos" e que o Sporting de Braga saberá "aproveitar a oportunidade". Para além destas declarações, o presidente do Braga referiu os aspetos negativos que incidiram sobre o rendimento na primeira parte, bem como, nos aspetos positivos ao nível das atitudes e comportamentos dos jogadores da segunda parte.

Segundo Yukl (2002) o processo de influenciar outros a perceber e a concordar sobre o que é necessário fazer, e como devemos fazê-lo eficazmente, e o processo de facilitação dos esforços individuais e coletivos para realizar os objetivos partilhados. Tendo em conta este conceito e as declarações de António Salvador, é notório a influencia que estas podem ter sobre o rendimento da equipa e todos os elementos que a envolvem. Primeiro, retira todas as dúvidas aos jogadores sobre a continuidade do seu treinador, reduzindo a perceção de descrença no seu trabalho, levando-os a perceber que é com ele que têm de contar para dar continuidade à luta pelos seus objetivos. Segundo, retira o treinador de climas de incerteza, eliminando níveis de insegurança que possam surgir. Terceiro, leva a que os adeptos reduzam as suas atitudes de contestação, diminuindo a probabilidade de existência de ambientes mais austeros no que diz respeito ao apoio à sua equipa. Quarto, e para terminar, diminuiu a probabilidade de especulação nos órgão de comunicação social. Com tudo isto, o presidente do Braga, mostrando que está atento ao rendimento da sua equipa, criticando quando tem de criticar, como fez em relação ao rendimento da primeira parte com o Paços de Ferreira e protegendo quando tem de proteger, como fez em relação à segunda parte do mesmo jogo. Se blindou o balneário e criou condições para que a equipa esteja mais tranquila no seu trabalho semanal e por consequência no próximo jogo? Não tenho muitas dúvidas! Claro que isto não garante vitórias, mas ajuda!

 
Fair Play

 Perante os incidentes violentos no Estádio Axa, protagonizados pelos adeptos do Sporting de Braga, António Salvador pediu desculpas à direção e aos adeptos dos Passos de Ferreira, condenando a atitude dos seus adeptos. Relembro que os adeptos do Paços de Ferreira tiveram que se refugiar atrás de uma das balizas, para não entrar em confronto físico com os adeptos do Braga. Estas declarações do presidente bracarense, demonstram um singular fair play, devendo servir como exemplo para todos os agentes desportivos, reconhecendo os seus erros com frontalidade, evitando responsabilizar terceiros que pouca influência têm nos acontecimentos. De certa forma, António Salvador poderia tê-lo feito, pois existe um fator que potencia este tipo de acontecimentos, que é a não obrigatoriedade de forças policiais nos estádios de futebol. Segundo o comunicado da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol este tipo de comportamentos é, em parte, atribuído à ausência de elementos da polícia. Com certeza que os stewards, à vista dos adeptos, não apresentam mais autoridade que agentes devidamente munidos de equipamento de força, utilizado em caso de confronto. Acrescento, em caso de prevaricação de um adepto, em tempo útil, quem identifica? Quem leva para a esquadra? Quem faz com que a lei seja respeitada?

REMATE DA SEMANA: “O desporto não constrói o carater, revela-o.” Broun, Heywood
Artigo publicado no Jornal Tribuna Desportiva de 18.02.2013

Nenhum comentário: