domingo, 28 de outubro de 2012

O Fundamento das Academias de Futebol


As Academias de Futebol, hoje em dia, fazem parte das estruturas dos maiores clubes de futebol mundial. Todos os agentes desportivos compreendem que o investimento neste tipo de estrutura, poderá trazer ganhos significativos para um clube, evitando o gasto na contratação de jogadores e aumentando a possibilidade de um encaixe financeiro, através da venda de ativos formados no clube.

Mas como refere Pedro Mil-Homens, uma Academia de Futebol, “…é uma escola dentro do clube”. Se é uma escola, não poderá ser o futebol o único pilar de intervenção. Neste sentido, depreendemos que existe uma grande responsabilidade dos agentes que integram uma academia. O sonho dos jovens que ingressam numa academia será sempre chegar à equipa principal! Mas como é óbvio, será impossível que haja espaço para todos. Por esse motivo, o futuro daqueles que nunca chegarão ao plantel principal não poderá ser hipotecado. Lee Kershaw, diretor da academia do Manchester United refere que “…muitos do jovens que passam pela nossa escola nunca irão jogar no Manchester United. A grande parte deles não irá, de certeza. Não tenho números certos, mas provavelmente só 10 a 15 por cento dos nossos miúdos chegam ao plantel do Manchester. Por isso temos de os obrigar a seguirem os estudos, porque o mais importante é que tenham sucesso na vida.”

Para que haja um espírito de academia, com todas a vertentes formativas bem definidas e com uma coerente política de intervenção, o mais importante não será única e exclusivamente o espaço “físico” de trabalho. Como refere Pedro Luz, secretário técnico da formação do SCP, “a importância do espaço (Academia) em si é relativa, na minha opinião. O que eu penso é que o conjunto do espaço, das pessoas que cá estão dentro, da competência de cada uma delas, daquilo que é feito ao nível do recrutamento inicial, selecionando os melhores dos melhores, esse conjunto de fatores sim, torna importante este projeto, dá importância a este projeto.”

O que gostaria de reforçar com isto, é que a Infraestrutura academia tem a importância que tem! Fundamental é existir uma estruturação da formação, no sentido de proporcionar uma formação consolidada e direcionada, para os objetivos definidos para o futuro jogador profissional, ou simplesmente para o futuro cidadão que passou pela academia.

Ao nível desportivo, segundo Stratton (2004) “…o currículo padrão de uma academia poderá ter algumas variantes consoante os objetivos, valores, aspirações e finanças de cada clube.” A figura 1 apresenta um exemplo de currículo padrão de uma academia.

 
É fundamental compreendermos que a relação que existe entre todas as componentes do currículo interagem e complementam-se entre si, devendo ser vistas com um nível de dependência obrigatório, ou seja, como um TODO. Fácil também será perceber, que as competências desenvolvidas no currículo padrão de uma academia, poderão ser uma mais-valia, em contextos profissionais e sociais, que vão para além do mundo do desporto. Concluo assim referindo, que no desporto não se formam apenas desportistas!

NOTA: este artigo foi escrito, tendo como base um trabalho de monografia de Moita, M. (2008), intitulado: Um percurso de sucesso na formação de jogadores em Futebol. Estudo realizado no Sporting Clube de Portugal – Academia Sporting/Puma. Penso que este, poderá ser um documento orientador importante, para todos os agentes responsáveis pela organização de departamentos de formação dos clubes desportivos.

REMATE DA SEMANA: “Desporto e pedagogia, se os juntassem como irmãos, esse conjunto daria verdadeiros cidadãos! Assim, sem darem as mãos, o que um faz, o outro atrofia.” António Aleixo
 
Artigo publicado no Jornal Tribuna Desportiva de 9.10.2012

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