As Academias de Futebol, hoje em
dia, fazem parte das estruturas dos maiores clubes de futebol mundial. Todos os
agentes desportivos compreendem que o investimento neste tipo de estrutura,
poderá trazer ganhos significativos para um clube, evitando o gasto na
contratação de jogadores e aumentando a possibilidade de um encaixe financeiro,
através da venda de ativos formados no clube.
Mas como refere Pedro Mil-Homens,
uma Academia de Futebol, “…é uma escola
dentro do clube”. Se é uma escola, não poderá ser o futebol o único pilar
de intervenção. Neste sentido, depreendemos que existe uma grande
responsabilidade dos agentes que integram uma academia. O sonho dos jovens que
ingressam numa academia será sempre chegar à equipa principal! Mas como é óbvio,
será impossível que haja espaço para todos. Por esse motivo, o futuro daqueles
que nunca chegarão ao plantel principal não poderá ser hipotecado. Lee Kershaw,
diretor da academia do Manchester United refere que “…muitos do jovens que passam pela nossa escola nunca irão jogar no
Manchester United. A grande parte deles não irá, de certeza. Não tenho números
certos, mas provavelmente só 10 a 15 por cento dos nossos miúdos chegam ao
plantel do Manchester. Por isso temos de os obrigar a seguirem os estudos,
porque o mais importante é que tenham sucesso na vida.”
Para que haja um espírito de
academia, com todas a vertentes formativas bem definidas e com uma coerente
política de intervenção, o mais importante não será única e exclusivamente o
espaço “físico” de trabalho. Como refere Pedro Luz, secretário técnico da
formação do SCP, “a importância do espaço
(Academia) em si é relativa, na minha opinião. O que eu penso é que o conjunto
do espaço, das pessoas que cá estão dentro, da competência de cada uma delas,
daquilo que é feito ao nível do recrutamento inicial, selecionando os melhores
dos melhores, esse conjunto de fatores sim, torna importante este projeto, dá
importância a este projeto.”
O que gostaria de reforçar com isto,
é que a Infraestrutura academia tem a importância que tem! Fundamental é
existir uma estruturação da formação, no sentido de proporcionar uma formação
consolidada e direcionada, para os objetivos definidos para o futuro jogador
profissional, ou simplesmente para o futuro cidadão que passou pela academia.
Ao nível desportivo, segundo
Stratton (2004) “…o currículo padrão de
uma academia poderá ter algumas variantes consoante os objetivos, valores,
aspirações e finanças de cada clube.” A figura 1 apresenta um exemplo de
currículo padrão de uma academia.
NOTA: este artigo foi escrito,
tendo como base um trabalho de monografia de Moita, M. (2008), intitulado: Um percurso de sucesso na formação de
jogadores em Futebol. Estudo realizado no Sporting Clube de Portugal – Academia
Sporting/Puma. Penso que este, poderá ser um documento orientador
importante, para todos os agentes responsáveis pela organização de
departamentos de formação dos clubes desportivos.
REMATE DA SEMANA: “Desporto e pedagogia, se os juntassem como
irmãos, esse conjunto daria verdadeiros cidadãos! Assim, sem darem as mãos, o
que um faz, o outro atrofia.” António Aleixo
Artigo publicado no Jornal Tribuna Desportiva de 9.10.2012
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